sábado, 7 de setembro de 2013

FESTA DA INDEPENDÊNCIA EM CUBATI. MARCO NA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO.


O evento foi marcado com muita emoções pelo encontro entre  gerações

Este ano a Prefeitura Municipal de Cubati, junto a secretaria de Educação, retratou através do desfile do 7 de setembro, a história do município, destacando cada setor da sociedade divididos por escolas, incluindo duas homenagens aos primeiros prefeitos do município, José Paulino da Costa, 1º Prefeito nomeado e José de Medeiros Dantas, 1º Prefeito Eleito e com maior número de mandatos escolhido pelo povo, um fato histórico, um marco na nossa história.

O tema escolhido pela Secretaria de Educação foi “A História de Cubati – da povoação indígena aos dias atuais,” seguido de várias homenagens, entre elas destacaram-se, os ex-prefeitos, vice-prefeitos, primeiras damas e os legislativos de todas as gestões, falecidos e atuais; homenagens póstumas a todos os ex-professores municipais, a escravatura,  aos artistas e jogadores(a) das diversas modalidades esportivas locais, agricultores, fazendeiros, comerciante, falecidos e atuais, e outros...
O prefeito Dudu Dantas também se pronunciou no seu perfil pessoal do Facebook dizendo que “Cubati estar de parabéns por resgatar sua própria história, fiquei muito feliz em contribuir com esse momento histórico, homenageamos através dos pelotões toda a história Cultural, Social, Comercial e Política do nosso município, na área política homenageamos pessoalmente dois grandes homens, que foram os responsáveis pelo inicio dos mandatos de Prefeito de Cubati, o Senhor José Paulino da Costa (1º Prefeito Nomeado) e José de Medeiros Dantas (1º Prefeito Eleito e com maior número de mandatos escolhido pelo povo), duas homenagens justas e histórica, também aproveito esse momento para agradecer a todas as famílias cubatienses pelo empenho e participação, como também a toda a equipe da Secretaria de Educação Municipal (Secretário, Secretária Adjunta, Supervisores, Coordenadores, Diretores, Professores, Auxiliares, Instrutores e Componentes da Banda Marcial), por fim agradeço de forma especial a todos os alunos e alunas que participaram do desfile. PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS A TODOS E A TODAS!!!”
O evento foi marcado com muita emoções pelo encontro entre das gerações, passado e presente, unindo-se num só momento; chamou a atenção da população pelo tempo que não havia desfile no município e pelos detalhes dos destaques representados pelos alunos, destaque esses que vieram a ser comentados pelos historiadores da nossa cidade nas redes sociais.

COMENTÁRIOS

Silvano FidelisUm dia muito especial, onde Cubati fez uma homenagem a um dos homens que tanto lutou pelo desenvolvimento de nossa terra, o Sr. José Paulino da Costa, primeiro prefeito de Cubati, nomeado pelo governador Pedro Moreno Gondim, em 1959. Na foto, mostro ao sr. José Paulino, o primeiro livro oficial de Cubati enquanto Cidade assinado por ele no dia 07/07/1959, um dia depois de sua posse. Me senti emocionado quando ele me olhou, e disse "Eu me lembro!" 

Valquíria LopesQue manhã maravilhosa!!!

Ao sair de casa para assistir aos desfiles dos alunos da rede municipal de Cubati, não imaginava que tudo mexeria tanto com minhas emoções. Mais assim que parei na beira da calçada de frente a Escola Gente Inocente para ver o desfile que seguia, fui sendo contagiada pelo história que se foi contada como capítulos, cada pelotão apresentava um capítulo da HISTÓRIA DE CUBATI. Diante daquelas crianças, jovens e adultos que incorporaram personagens, vestiram cores e símbolos significativos, tornaram-se figuras que deram contexto as partes escritas desta história... no terceiro pelotão as lagrimas já rolavam em minha face...

Minhas lagrimas tiveram nesta manhã diversos significados, entre os quais o saudosismo foi o mais forte, saudade e lembrança dos diversos desfiles que eu e meu irmão Aramis vivenciamos em toda nossa trajetória de estudo da fase fundamental e posteriormente eu e meu filho Patrick tivemos na minha fase de médio... nessa trajetória fui Índia, cigana, destaque, guarda bandeira, porta bandeira, mais em muitos mais anos fui componente da banda marcial (eu, meu irmão e meu filho fomos da banda marcial). Lembrei dos momentos emocionantes em que ficávamos de pé e o hino nacional nos fazia arrepiar de emoção... Além de toda essa carga de lembranças, o desfile desta manhã relatando a História de Cubati tornou minhas lagrimas ainda mais expressivas, visto que a poucos anos essa história era algo muito escondido, as fontes que existiam de fotos e arcevos eram particulares e não se colocavam disponíveis para consultas ou apresentações... e hoje ali estavam sendo mostradas a toda a população, fotos que muitos de nós (historiadores ou amantes da história local) tiramos pessoalmente ou arrumamos por meio dos trabalhos em equipe ou individual, mais sempre compartilhado... ali estava a NOSSA HISTÓRIA com direito ao nosso próprio hino cantado por muitos presentes e acompanhado pelos demais... e por fim, as homenagens e os momentos que estas homenagens proporcionaram aqueles que vivenciaram a própria história de Cubati. Tivemos coadjuvantes e personagens principais da história bem ali, diante de todos, ou sendo homenageados ou sendo os que proporcionavam as homenagens ou mesmo os que desvendaram a história e sugeriram as homenagens... Muitas e verdadeiras emoções!!!



Por tudo isso agradeço a muitas pessoas, mais cito aqui os nomes dos principais para que eu vivesse tudo isso: Dudu Dantas, Heline Fernanda, Silvano Fidelis,Aleksandro Moura de Medeiros, Walber Silva...

GRIFOS NOSSOS

Alex Art’s, autor do hino municipal/homenagiado - Por alguns dias vinha meditando como escrever algo sobre o 7 de setembro em Cubati para o nosso blog, mas as ocupações, até mesmo os trabalhos para o evento me tomaram o tempo e findei não escrevendo antes do dia. Mas agora não tenho como não me expressar pelo desfile histórico que tivemos hoje em nossa cidade.
Há dias atrás ao ouvir as batidas do bombo e o soar da trombeta nos ensaios da banda marcial nas ruas de nossa cidade, confesso, não nego! Senti arrepios e o coração acelerou. Minha mente viajou a mais ou menos uns 25 anos atrás. Refleti  como as pessoas eram bem mais patriotas. Lembrei de como esperávamos ansiosos por esse dia. Recordo como se fosse hoje, ter que acordar mais cedo, tomar um café reforçado para aguentar até o fim do desfile, talvez o dia do ano que havia um banquete e nossas casas(pão com ovo; Vestir a farda(calça azul, camisa branca e sapato preto) e ir ao nosso ponto de saída, que era a escola Elisa Costa, na Serrinha. A situação financeira era anos luz comparando-se a de hoje, o que levava alguns alunos de baixo poder aquisitivo a representarem nossos primeiros habitantes, os índios, e isso com os pés descalços, afinal pena de galinha e peru para fazer as vestes indígenas saiam bem mais baratas que comprar farda! E como não lembrar do Hino Nacional e da queima de fogos logo cedinho; das homenagens; dos discursos em frente a prefeitura, em fim, o que quero trazer para nossa meditação? São detalhes simples, mais que fazem a diferença quando faltam. E acredito que, com certeza, alguém ao ler essa postagem irá, como eu, viajar no tempo, pois creio que cada um cubatiense tem dentro de si um pedacinho da nossa história, e que mesmo em tempos difíceis, mas havia desejo de participar daqueles eventos.
Podemos ver hoje nas ruas de Cubati, como em cenas de um filme, cada parte da nossa história sendo representada pelos alunos da rede Municipal, porém revivida no interior de muitos que ali assistiam.
Depois do desfile tive o prazer de ir fazer alguns registro fotográficos na residência de Nazaret, filha de seu José Paulino, onde o mesmo se encontrava. Enquanto aguardava a amiga Alciane para fazermos uma foto história, sentei-me na área da casa e fiquei a observar sozinho algumas das fotos tiradas minutos antes. Foi quando me dei por conta que exatamente a 25 anos, eu havia tirado uma foto, justamente naquele lugar onde estava sentado, com a mesma farda que citei anteriormente. Por isso diante de um dia como este, eu não poderia deixar de me expressar e agradecer, primeiramente ao Deus criador de todas as coisa e Senhor da História, e transferir a homenagem feita a minha pessoa neste dia, para Ele, que é digno de toda honra e glória, por ter me guardado durante todos esses anos para vivenciar esse dia; e em seguida agradeço a direção da escola Zózimo Pereira, escola esta, a qual fui aluno nas década de 80, pela homenagem feita a minha pessoa pelo fato de ser eu, autor no hino da nossa cidade. Obrigado mesmo! Pois acredito que homenagem é mais válida enquanto estamos vivos.  


Por Alex Art’s

Veja Fotos que Marcaram:













Um comentário:

  1. Lindo!! Alex vc me fez chorar com suas palavras que me levaram em mais uma viagem no tempo... obrigado amigo!!!

    ResponderExcluir