As causas das dificuldades de aprendizado infantil, na maioria das vezes, são fisiológicas, mas podem ser também psicológicas. A criança deve ser avaliada para descobrir se possui algum distúrbio ou transtorno psicológico. Muitas dificuldades no aprendizado são decorrentes de problemas no período de gestação e nos primeiros anos de vida.
Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita
Dislalia: distúrbio da fala. A criança dislálica tem dificuldade em pronunciar as palavras, distorce fonemas, diminui ou acrescenta fonemas ou troca um fonema por outro. É necessário analisar as condições físicas dos órgãos responsáveis pela fala e pela audição.
Disgrafia: distúrbio da escrita. A criança disgráfica possui alteração na escrita devido a problemas na percepção e na coordenação motora. Os movimentos da escrita são comprometidos e os traços são imprecisos, incontrolados e desorganizados.
Disortografia: escrita com muitos erros ortográficos. A criança apresenta troca de grafemas, falta de vontade para escrever, dificuldade de perceber pontuações, acentuações e parágrafos e faz erradamente a junção e separação das palavras. A causa pode ser atraso de linguagem ou disfunção neurológica.
Dificuldades de aprendizagem na matemática
A matemática é considerada a grande vilã no aprendizado infantil, pois exige rigidez e precisão dos resultados e significados. A dificuldade no aprendizado da matemática é conhecida pelo nome de Discalculia, e a criança com esse distúrbio tem problemas na habilidade de compreender, identificar e utilizar os símbolos matemáticos. Isso afeta tanto as atividades de cálculo e de conhecimento lógico matemático como o reconhecimento dos números. Esse problema de aprendizado pode estar associado a vários outros e sua causa pode ser hereditária, mas não está relacionado com problemas de visão ou de audição.
Existem diferentes tipos de discalculia:
Discalculia léxica: dificuldade na leitura de símbolos matemáticos;
Discalculia gráfica: dificuldade na escrita de símbolos matemáticos;
Discalculia verbal: dificuldade em nomear quantidades matemáticas, números, termos e símbolos;
Discalculia operacional: dificuldade em resolver operações e cálculos numéricos;
Dificuldade de aprendizagem infantil: o que fazer?
Hoje em dia são muitas as opções de profissionais de diversas áreas capacitados para diagnosticar e tratar as dificuldades de aprendizado. É importante que os pais e professores estejam alertas e acompanhem o desenvolvimento escolar da criança com muita atenção, pois um distúrbio ou transtorno identificado no início do processo de aprendizado tem muito mais chances de ser tratado rapidamente do que se estiver em estágio avançado.
É preciso que as primeiras observações venham dos pais e professores. Em seguida, eles podem contar com profissionais como médicos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e outros, dependendo da especificação do problema apresentado pela criança. Estes profissionais farão análises e testes para que se tenha um diagnóstico e a partir daí possam elaborar as estratégias, atividades e os acompanhamentos para o tratamento da dificuldade.
Quer saber mais sobre dificuldade de aprendizagem infantil? Veja o vídeo do professor Roberto Andersen no Instituto Univérsico de Pesquisa e Educação.
Fonte: BlogBrasil
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