segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Médicos cubanos têm 1º contato com pacientes brasileiros no Ceará

O Bom Dia Brasil acompanhou os inscritos no programa Mais Médicos.

Cubanos ainda vão passar por avaliação final antes do início do trabalho.

Em Fortaleza, um grupo de cubanos que participa do programa Mais Médicos teve o primeiro contato com pacientes brasileiros. O Bom Dia Brasil acompanhou.
Os olhares apontam em todas as direções. Cada detalhe da rotina da Unidade de Saúde em Fortaleza é importante para os 20 médicos cubanos que estão em treinamento.
"Eles estão dentro desse período fazendo avaliação do ponto de vista do conhecimento dos protocolos, da comunicação em língua portuguesa e a partir dessa convivência deles com as famílias estabelecendo a comunicação, se familiarizando com o programa de Saúde da Família, onde eles vão ter uma prática cotidiana", explica o secretário de gestão estratégica e participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro.
Desde a chegada ao Brasil, no dia 25 de agosto, os cubanos viveram momentos de altos e baixos: recebidos com festa no aeroporto, enfrentaram um protesto de médicos brasileiros no dia seguinte e, depois, receberam flores de representantes de movimentos sociais.
Agora, fazem o primeiro contato com os pacientes brasileiros e começam a notar as diferenças entre o atendimento daqui e o de Cuba, como conta a médica Ivette Iglesias Pescoso: "Em Cuba, temos unidades básicas de saúde mais próximas da comunidade, em microáreas. Tem sempre um consultório".
O grupo de Cuba em treinamento no Ceará tem experiência em saúde comunitária e já passou por outros países da América do Sul.
Depois de conhecer a estrutura do posto de saúde, os médicos partiram para a primeira atividade prática do curso e também uma das mais importantes do programa de saúde da família: a visita aos moradores com os agentes de saúde.
Quando estiverem trabalhando, daqui a uma semana, os médicos vão passar parte do tempo entrevistando e orientando moradores do interior.
Os cubanos ainda vão passar por uma avaliação final antes de encarar esta realidade que acabaram de conhecer.
Fonte: Bom dia Brasil/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário