domingo, 22 de setembro de 2013

Solenidade de Colação de Grau das turmas 2013.1 dos câmpus I e II forma mais de mil novos profissionais

PARAÍBA
A noite de sábado, 21 de setembro de 2013, jamais será esquecido por mais de mil alunos dos câmpus I e II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Após passarem os últimos anos convivendo e aprendendo experiências acadêmicas e profissionais com os docentes da Instituição, os alunos dos cursos localizados em Campina Grande e Lagoa Seca celebraram sua conquista pessoal com amigos e familiares após participarem da solenidade de Colação de Grau das turmas 2013.1, realizada no Spazzio.
Participaram da cerimônia os formandos dos cursos do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Centro de Educação (CEDUC), todos de Campina Grande; além das turmas de Agroecologia e Agropecuária, do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), situado em Lagoa Seca.
O reitor Rangel Junior presidiu a solenidade, que contou, ainda, com as presenças do vice-reitor Etham Barbosa; do vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia; do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão; da secretária adjunta de Educação de Campina Grande, professora Iolanda Barbosa; do presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Flávio Romero; do presidente do SINTESPB, Severino do Ramo; do coordenador do DCE UEPB, Alberto Alves; do pró-reitor de Extensão da UFPB, professor Dailton Lucas; além do Paraninfo Geral, professor Benjamim Pereira, chefe de Gabinete da Reitoria da UEPB.
OradorO formando Lúcio Andrade Silva, do Curso de Licenciatura em Química, foi o juramentista. O Orador Oficial foi o concluinte Rodolpho Raphael de Oliveira, do Curso de Comunicação Social. Em seu discurso, ele falou dos sonhos que motivaram cada formando a seguir sua caminhada até a chegada da conclusão do curso e ressaltou que receber o diploma de nível superior era uma conquista que vai ajudar o país a se tornar mais desenvolvido e independente, visto que estão entrando no mercado de trabalho profissionais cada vez mais bem qualificados para as profissões que escolheram.
Ele frisou que a Universidade Estadual teve a preocupação de proporcionar um salto de qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão durante os anos nos quais cada um passou realizando seus estudos. Segundo o orador, os formandos 2013.1 presenciaram um novo tempo de consolidação da UEPB como instituição a serviço da sociedade.
ParaninfoGrande homenageado da solenidade, o professor Benjamim Pereira fez um discurso saudoso, destacando que as pessoas nunca devem esquecer suas origens nem deixar de agradecer o apoio recebido ao longo da jornada, frisando que na universidade se aprende muito com os colegas de classe, com os professores e com os servidores técnico-administrativos que tanto zelam por todos e pela Instituição. Ele lembrou a história de sua trajetória na UEPB e ressaltou que os docentes de sua geração são construtores do formidável patrimônio cultural e acadêmico que é a Universidade Estadual, tendo atravessado terríveis tempestades.
Professor Benjamim salientou que a homenagem que recebia por ter sido escolhido paraninfo das turmas concluinte se estendia àqueles de sua geração, “pois foram eles e elas que através da luta social dentro dos sindicatos docentes e dos técnicos e do movimento estudantil, sintonizados com as lutas por transformações na sociedade nacional, quem conseguiu transformar um projeto de universidade em um exuberante ente acadêmico referendado e querido na região e no país”.
O paraninfo convocou todos a continuarem na luta, salientando que “ou nos acomodaremos deslumbrados ou estaremos buscando a dignidade da vida de mãos dadas com nossa maioria africana-brasileira que resistiu nos Quilombos e ainda resiste nos campos e nas periferias das cidades, em condições de vida as mais adversas e perversas”. Como conselho, ele disse aos formandos que a tarefa deles não terminava com a solenidade e recomendou: “estudem para serem cada vez mais competentes para assim servir melhor à sua gente”.
Representante do governo estadual na cerimônia, o vice-governador Rômulo Gouveia ressaltou o avanço da Universidade Estadual da Paraíba. “Ter vivenciado a interiorização da UEPB foi muito importante. Temos a certeza que a Paraíba irá receber profissionais qualificados, competentes que irão contribuir par ao desenvolvimento do nosso estado”.
Rangel JuniorO reitor Rangel Junior enfatizou que o dia era de vitória, mas também de agradecimento. Levando o público presente a uma profunda reflexão sobre os valores humanos, ele destacou o empenho de cada pai e mãe que estava vendo seus filhos concluindo um curso superior e ressaltou que o júbilo deste momento especial era, principalmente dos pais, que não mediram esforços para oferecer uma boa educação aos seus filhos. “Que vocês, formandos, possam honrar sempre a memória e o nome de vossos pais e mães. Que vocês possam e saibam honrar a universidade que os preparou para o mundo do trabalho. Que vocês possam honrar e devolver ao povo paraibano que financia esta Instituição, o fruto do aprendizado nela adquirido”, frisou.
Ao final da solenidade foi feita a conferência de grau acadêmico aos alunos. A concluinte Manuela Alves Oliveira Silva, do Curso de Matemática, recebeu o grau em nome dos formandos do Centro de Ciência e Tecnologia, conferido pelo professor Juraci Régis de Lucena; A formanda Isabelly Cristina Rodrigues, do Curso de Fisioterapia, recebeu o grau conferido pela professora Dilma Trovão, representando os colegas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Os concluintes do Curso de Direito foram representados pelo formando Antonio Cardoso de Araújo, que recebeu o grau conferido pelo professor Jaime Clementino.
Grau AcademicoJá os formandos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas foram representados pelo concluinte João da Rocha Dantas Neto, do Curso de Comunicação Social, que recebeu o grau acadêmico conferido pela professora Marília Thomaz. Celestino Castro de Souza, do Curso de História, recebeu o grau acadêmico conferido pelo professor Ricardo Soares, em nome dos concluintes do Centro de Educação. Os formandos do Curso de Agroecologia do Câmpus de Lagoa Seca, foram representados pelo concluinte Dayvison Romeryto Diniz Soares Silva, que recebeu o grau conferido pelo professor Mário Sérgio de Araújo.
Fonte: UEPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário