A noite de sábado, 21 de setembro de 2013, jamais será esquecido por mais de mil alunos dos câmpus I e II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Após passarem os últimos anos convivendo e aprendendo experiências acadêmicas e profissionais com os docentes da Instituição, os alunos dos cursos localizados em Campina Grande e Lagoa Seca celebraram sua conquista pessoal com amigos e familiares após participarem da solenidade de Colação de Grau das turmas 2013.1, realizada no Spazzio.
Participaram da cerimônia os formandos dos cursos do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Centro de Educação (CEDUC), todos de Campina Grande; além das turmas de Agroecologia e Agropecuária, do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), situado em Lagoa Seca.
O reitor Rangel Junior presidiu a solenidade, que contou, ainda, com as presenças do vice-reitor Etham Barbosa; do vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia; do pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão; da secretária adjunta de Educação de Campina Grande, professora Iolanda Barbosa; do presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Flávio Romero; do presidente do SINTESPB, Severino do Ramo; do coordenador do DCE UEPB, Alberto Alves; do pró-reitor de Extensão da UFPB, professor Dailton Lucas; além do Paraninfo Geral, professor Benjamim Pereira, chefe de Gabinete da Reitoria da UEPB.

Ele frisou que a Universidade Estadual teve a preocupação de proporcionar um salto de qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão durante os anos nos quais cada um passou realizando seus estudos. Segundo o orador, os formandos 2013.1 presenciaram um novo tempo de consolidação da UEPB como instituição a serviço da sociedade.

Professor Benjamim salientou que a homenagem que recebia por ter sido escolhido paraninfo das turmas concluinte se estendia àqueles de sua geração, “pois foram eles e elas que através da luta social dentro dos sindicatos docentes e dos técnicos e do movimento estudantil, sintonizados com as lutas por transformações na sociedade nacional, quem conseguiu transformar um projeto de universidade em um exuberante ente acadêmico referendado e querido na região e no país”.
O paraninfo convocou todos a continuarem na luta, salientando que “ou nos acomodaremos deslumbrados ou estaremos buscando a dignidade da vida de mãos dadas com nossa maioria africana-brasileira que resistiu nos Quilombos e ainda resiste nos campos e nas periferias das cidades, em condições de vida as mais adversas e perversas”. Como conselho, ele disse aos formandos que a tarefa deles não terminava com a solenidade e recomendou: “estudem para serem cada vez mais competentes para assim servir melhor à sua gente”.
Representante do governo estadual na cerimônia, o vice-governador Rômulo Gouveia ressaltou o avanço da Universidade Estadual da Paraíba. “Ter vivenciado a interiorização da UEPB foi muito importante. Temos a certeza que a Paraíba irá receber profissionais qualificados, competentes que irão contribuir par ao desenvolvimento do nosso estado”.

Ao final da solenidade foi feita a conferência de grau acadêmico aos alunos. A concluinte Manuela Alves Oliveira Silva, do Curso de Matemática, recebeu o grau em nome dos formandos do Centro de Ciência e Tecnologia, conferido pelo professor Juraci Régis de Lucena; A formanda Isabelly Cristina Rodrigues, do Curso de Fisioterapia, recebeu o grau conferido pela professora Dilma Trovão, representando os colegas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Os concluintes do Curso de Direito foram representados pelo formando Antonio Cardoso de Araújo, que recebeu o grau conferido pelo professor Jaime Clementino.

Fonte: UEPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário